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O feed no Instagram deve passar a identidade visual do seu negócio

A identidade visual é a representação gráfica do seu negócio e responsável por trazer a lembrança de sua marca à mente do consumidor. Veja algumas dicas de como montar um feed no Instagram que remeta a identidade visual do seu negócio.

Ser presente em uma rede social já não basta mais, principalmente em meio a toda a concorrência presente no universo digital: estamos falando de bilhões de usuários, inúmeros sites e perfis de negócios em diversas plataformas digitais. Se destacar é fundamental!


Utilizar de ações online com base nos aspectos visuais de um negócio é uma das estratégias a ser considerada para atrair seguidores e convertê-los em clientes. Quando uma boa estratégia é desenvolvida, benefícios como reconhecimento de marca são apenas o início!


Para ajudar você a se destacar nas redes sociais, #segueestasdicas de feed no Instagram. São insigths para que você possa criar conteúdo relevante, que faça sentido e possa engajar parte dos seus seguidores!


A importância de uma boa identidade visual

A identidade visual é a representação gráfica do seu negócio.


Pense que, antes de saber qual produto você vende, quanto custa ou onde pode ser encontrado, o cliente muito possivelmente entrará em contato primeiro com a sua logomarca, seja em um anúncio digital ou em um material de divulgação offline.


Nas redes sociais, a preocupação com a identidade visual também deve ser o foco. Não é legal abrir o perfil de uma marca no Instagram, por exemplo, e se deparar com um perfil bagunçado, sem um mínimo de organização.


A sensação de desleixo ou falta de domínio em relação à uma tecnologia que faz parte da nossa vida diária pode ser muito negativa para uma marca, levando inclusive potenciais clientes a nem ao menos tomarem a primeira ação: de seguir a página.


Pense na identidade visual como a "personalidade" do seu negócio. Cada ser humano tem seus gostos pessoais, gosta de cortar o cabelo de forma específica e se veste seguindo uma linha de raciocínio que faz sentido para si mesmo, por exemplo.


Este conjunto de aspectos visuais faz com que ela seja interessante, ou não, aos olhos dos outros e, mais do que isso, faz com que ela seja vista.


No caso de uma marca, deve acontecer exatamente da mesma forma: se você gostaria de ser lembrado e atrair pessoas que se sentiram identificadas com o que você tem a dizer, está mais do que na hora de investir em uma boa estratégia de identidade visual.


Como montar o "feed perfeito"

A fórmula do "feed perfeito" não é muito complexa e nem ao menos impossível de ser alcançada.


Cada marca tem suas próprias particularidades, que devem ser sempre respeitadas, mas é de grande importância seguir algumas recomendações para que além de ficar harmônico visualmente, o perfil conte alguma história.


Afinal, não adianta nada ser bonito por fora, mas não entregar conteúdo algum.




Defina a paleta de cores

O primeiro passo é definir a paleta de cores e, a melhor forma de fazer isso, é analisando quais são as cores da identidade visual do seu negócio.


Sabendo disso, não faria sentido algum investir em outras cores e provocar uma divergência na identidade visual.


Lembre-se que uma paleta de cores bem definida e usada com frequência cria reconhecimento de marca espontâneo.


Um ótimo exemplo é a forma na qual o Nubank vem trabalhando com sua principal cor, o roxo, nas redes sociais.


Além da presença da paleta no cartão, na logomarca e em todo o material de divulgação da empresa, suas redes sociais inserem a cor roxa de forma muito natural e bem trabalhada.


Dessa forma, o público cria um sentimento de associação ao ver o roxo por aí, seja na cidade, em roupas, objetos ou qualquer outro momento do dia a dia.


Coca-Cola, McDonald's e o Facebook são outras marcas que trabalham com as cores muito bem.


A ideia não é forçar a barra e criar posts monocromáticos: o segredo está na inserção das cores estrategicamente.


Pense que a paleta pode estar presente pelo menos em um ponto de destaque da imagem, mesmo que este destaque seja feito de forma tímida em algum detalhe.


O importante é que, ao bater o olho nas postagens, seja possível reconhecer traços da identidade visual de forma fácil e automatizada, mesmo que com o uso de outros recursos que não sejam as cores.


Capriche na curadoria

O conteúdo visual demanda algumas predefinições importantes. Depois de pensar na paleta de cores, é hora de definir as prioridades em relação às imagens.


Vão haver pessoas? Elas aparecerão de forma direta, ou o foco será em recortes de mãos e partes do corpo específicas? Caso contrário, serão apenas fotos de produto?


A partir das definições, será muito mais fácil realizar a curadoria das imagens e estabelecer um padrão.


Ele nada mais é do que mais um elemento da identidade visual da sua marca, que não pode ser deixado de lado.


Se a escolha for de utilizar pessoas, não se esqueça de caprichar na humanização. Retrate a maior quantidade de perfis diferentes, sempre respeitando as definições de público-alvo da sua marca.


Quanto maior for a diversidade de pessoas retratadas nas imagens, maior é a possibilidade de identificação por parte do leitor.


Selecione recursos gráficos e um filtro padrão

Além das cores, é igualmente importante pensar nos efeitos de edição das imagens. Caso esta seleção não seja feita, o feed ficará bagunçado e desconectado.


Pense em cada imagem como peça de um quebra-cabeças. Elas devem conversar entre si, e isto também é feito a partir da definição de um filtro e recursos gráficos.


Aplicativos como o Lightroom, da Adobe, disponibilizam ótimos recursos de edição de fotos gratuitamente e na palma da mão.


Nele, você pode definir padrões de exposição, luz, saturação e cor, por exemplo, e aplicar em todas as fotos que quiser.


Além do filtro da imagem, caso a identidade visual conte com recursos gráficos como vetores, símbolos e interferências em geral, é fundamental que eles conversem entre si.


É recomendável realizar um novo processo de decisão de padrões, da mesma forma que fazemos com as imagens, desta vez em relação aos grafismos.


Lembre-se, também, que exageros não são legais: preze por naturalidade e lembre-se do "menos é mais".


Feeds cheios de informação dão uma atmosfera pesada e bagunçada para o perfil da marca, o que não é nada agradável aos olhos e pode afastar possíveis seguidores.


Fique atento em relação ao tamanho das imagens

Até alguns anos atrás, era possível postar apenas imagens no formato quadrado, chamado de "square".


Isso mudou! Quando a rede social permitiu a publicação na horizontal e vertical.


Por mais que o recurso seja ótimo e dê mais liberdade na hora de selecionar a imagem perfeita — já que muitas vezes recortá-la em quadrado retirava aspectos importantes dela — tenha atenção.


Como o feed do Instagram reúne as imagens no formato quadrado, o ajuste será feito de forma automática pela rede social.


Quando o fato não é pensado com antecedência, o resultado pode ser não tão bonito assim, com as imagens cortadas em áreas que deveriam estar expostas dentro da área quadrada.


Por isso, na hora de editar a imagem, mantenha os principais elementos na região central, evitando os extremos nas laterais e pontas superior e inferior.


O cuidado é ainda maior quando existem elementos gráficos que, quando cortados, também não ficam legais.



Perfis para se inspirar

Depois de aprender a parte conceitual, é hora de visualizar tudo o que falamos na prática. Veja alguns perfis que aplicam sua identidade visual muito bem no Instagram!





Fonte: Rock Content

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