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Marketing Digital para MEI: Conheça estratégias para inserir em seu negócio

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing digital não é só para grandes corporações. MEIs e PMEs podem aplicar estratégias para as impulsionar seus negócios.

Você sabia que adotar o Marketing Digital para Micro Empreendedores Individuais (MEI) pode ser uma grande vantagem para o seu empreendimento? 


Ao contrário do que muitos pensam, esse serviço não beneficia apenas as grandes corporações e traz diversas vantagens também para os pequenos negócios.


E se você decidiu que é hora de expandir o seu negócio no mundo online, apostar no marketing digital é uma excelente escolha para o aumento do faturamento e da arrecadação. Até mesmo empreendimentos simples, como o MEI, podem se beneficiar das facilidades e retornos do marketing digital, competindo, inclusive, de igual para igual com grandes empresas no mercado. 


E com todos os problemas que o Brasil enfrenta, os quais, afetaram a economia, os pequenos empreendedores encontraram na internet uma solução para se reinventar e vencer a crise. 


Leia neste artigo algumas dicas sobre como o marketing digital para MEI pode ser uma excelente estratégia de negócios e comece a aplicá-lo!


O marketing digital para MEI

Quem tem um negócio próprio nos tempos atuais, com o regime MEI, precisa mais do que nunca usar o marketing digital para vender seus produtos e serviços, para construir a sua presença no mundo digital e assim conseguir se consolidar no mercado.


Empresas dos mais variados segmentos e tamanhos já perceberam o poder que a internet oferece para uma boa estratégia de marketing, pois nela muitas pessoas buscam não apenas por produtos e serviços, mas principalmente, como resolver problemas ou ter momentos de lazer.


Assim, engana-se quem pensa que basta criar um site ou ter contas nas redes sociais para se fazer um bom marketing digital.


Na verdade, divulgar um negócio de forma online não é tão fácil e requer bastante planejamento e paciência. 


Porque além da concorrência ser acirrada na internet, o marketing digital para MEI, assim como empresas de grande e médio porte, também precisa ser feito com o máximo de precisão.


Portanto, não adianta você ter um bom produto ou serviço, mas não saber como divulgar a sua marca e alcançar o seu público na internet. 


E para isso, é preciso conhecer as técnicas adequadas do marketing digital para o seu negócio, gerando resultados. 



E como implementar o marketing digital para MEI?

Não há uma fórmula perfeita de estratégia de marketing digital para MEI.


Inclusive ações voltadas para as pequenas empresas já existem, e precisam ser estudadas para serem usadas nos momentos apropriados. 


Elas são ideais para quem deseja fazer o empreendimento decolar no meio digital.


E se você é MEI não é um empecilho para que um ótimo trabalho de divulgação seja realizado. 


Veja a seguir algumas formas práticas de implementar o marketing digital para MEI.


Invista em Marketing pessoal

Um microempreendedor Individual geralmente é uma pessoa e uma empresa ao mesmo tempo.


E por isso precisa conciliar a divulgação das suas atividades com as próprias habilidades pessoais.


E o marketing pessoal é essencial para um MEI, pois é desta maneira que se cria um networking e valoriza a sua carreira e a sua empresa.


Assim, aposte também na divulgação das suas habilidades nas redes sociais e encante o seu público.


Conheça o seu público-alvo

Para elaborar as suas estratégias no marketing digital, é preciso saber para quem você irá direcioná-las.


Portanto, um perfil específico e a segmentação de público deve ser criado.


Essa definição no marketing digital é conhecida como persona e faz toda a diferença no ambiente digital.


Trata-se de um personagem fictício, no qual se define características e comportamentos das pessoas a quem sua marca deve se direcionar.


Assim, é possível definir melhor quais estratégias são mais assertivas. 


Desta forma, faça pesquisas com o seu público, selecionando informações sobre seus hábitos, suas rotinas, interesses e opiniões para que você consiga fazer uma ou mais personas de maneira assertiva. 


Não há uma regra para uma quantidade de personas, cada negócio pode apresentar uma necessidade. O importante é você identificar ao máximo o perfil do seu cliente e segmentar o conteúdo que será entregue a ele.



Tenha uma presença online

Esteja presente nos meios digitais, através das redes sociais, de sites e blogs.


E não basta apenas criar contas, é preciso aplicar técnicas muito específicas para que a sua estratégia realmente funcione.


Invista em conteúdos relevantes e que estejam de acordo com a persona destinada, para agregar valor a elas.


E foque nos resultados, mantendo trabalhos voltados a fidelização da base de clientes já existentes.


Vai vender pela internet? Você pode criar uma loja virtual, e acredite, utilizando as estratégias certas ela será muito bem-sucedida.


Na sua loja virtual, além de uma boa divulgação, tenha controle de estoque e entregas, preços competitivos e o apoio de um blog para marketing de conteúdo e fidelizar ainda mais os seus clientes.


Não esqueça das redes sociais

Os seus consumidores estão nas redes sociais, identifique quais redes sociais os seus clientes utilizam e crie um perfil nestas redes. Mantenha uma organização, crie uma agenda de conteúdo, sempre postando bons conteúdos e interagindo com o seu público.


Crie laços com seus seguidores e potenciais clientes, participe de grupos e fóruns de discussão sobre os assuntos relativos ao seu ramo de negócio. 


E principalmente, evite entrar em polêmicas, focando apenas na participação, com objetivo de trocar ideias e experiências, as quais, sejam positivas para a sua reputação.


Criando uma boa relação com o seu público nas redes sociais há mais possibilidades de conversão em suas estratégias de marketing.


Pense nos benefícios

No início muitas empresas fazem marketing digital para MEI e buscam apenas vender os produtos diretamente para os seus clientes, sem criar uma relação mais abrangente e sem ter uma proximidade com eles. Isso é um erro que pode ser fatal para o seu negócio.


Assim, antes de vender, conheça o seu público e se relacione com ele.


Essa é a ideia do marketing digital, criar um laço de confiança entre a empresa e os consumidores. Ofereça benefícios, identifique qual a necessidade e apresente a solução para os clientes.


Por meio das postagens publicadas e do tipo de conteúdo apresentado, você cria uma relação que aproxima e cria confiança, sendo esse um dos principais benefícios do marketing digital.


Monitore os resultados

Mas não adianta somente investir nessas estratégias e não analisar os resultados, entender o que deu certo e o que precisa ser aprimorado. 


As redes sociais e os outros canais da web apresentam ferramentas capazes de analisar os resultados, observando seu desempenho e tomando atitudes para melhorar os resultados desfavoráveis.


Existem diversas métricas que podem contribuir com o crescimento do seu negócio, por exemplo, ROI (Retorno sobre Investimento), o CAC (Custo de Aquisição por Cliente), CPC (Custo por clique) e outros.



Use e abuse do SEO

O SEO é um dos carros chefes do marketing digital, pois garante que o seu conteúdo seja ranqueado nas melhores páginas de pesquisa, como o Google. 


Sigla de Search Engine Optimization, que em português é Otimização para Mecanismos de Buscas, o SEO usa técnicas certas para otimizar conteúdos em sites ou blogs e que eles tenham os melhores resultados nas buscas.


O Google é o site mais visualizado do mundo e quase todo mundo faz pesquisas nele para encontrar alguma informação. 


E como o MEI está crescendo cada vez mais, tomar a decisão de ter um site é uma excelente opção para a divulgação de seu negócio.


Estude estratégias de SEO que envolvam palavra-chave, conteúdo relevante, títulos, chamativos, entre outros, que favoreçam no ranqueamento de sua página aos olhos do Google. Existem diversas ferramentas de SEO que podem ajudar a crescer e promover seu negócio de forma 100% orgânica.





Como você pode perceber, quem tem um negócio sabe como é fundamental conhecer a sua concorrência e o seu público, para aumentar as possibilidades de se destacar no mercado. E o marketing digital é uma das melhores maneiras de manter a sua relevância e dar destaque para o seu negócio.


Aposte nesses serviços e veja a diferença de resultados para o seu empreendimento!





Fonte: Jornal Contábil





O Painel de Empresas disponibiliza consultoria em marketing digital direcionando profissionais e negócios locais em seus planejamentos e estratégias. Agende sua consultoria e tire suas dúvidas sobre o planejamento e estratégia em marketing digital e as ferramentas que podem auxiliar no crescimento do seu negócio.

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