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Google Keep: Aumente sua produtividade no dia a dia

Teve uma ideia, um insight para o conteúdo do seu blog ou redes sociais, organize suas tarefas de forma fácil e prática!

Sabe aquele momento em que você esta com a mente relaxada e surge aquela ideia e não tem nada para anotar? Ou quando visita um site interessante que deixa para ver mais tarde, com calma, mas sabe que se só deixar nos favoritos irá esquecer de ver? Conheça o Google Keep, uma ferramenta gratuita, super simples e funcional da Google!


A ideia do Google Keep é imitar um quadro de recados com post-its, onde você 'anota' os lembretes que não pode esquecer durante o dia.


Para quem trabalha com criação de conteúdo ou busca uma forma de gerenciar melhor suas ideias, o Google Keep pode ser a ferramenta que ajudará na organização das suas tarefas. Algumas sugestões de uso:


  • Ideias de títulos para um artigo ou produtos para a loja
  • Lembrete de uma tarefa que precisa ser feita em breve, com urgência
  • Salvar links que você quer ver depois
  • Fazer checklists
  • Salvar grupos de hashtags para o Instagram
  • Frases motivadoras
  • Informação de algo que você não quer perder como um e-mail, telefone, nome, etc
  • Novas ideias de conteúdo para o blog ou redes sociais
  • Uma nova categoria ou uma nova série de posts

Google Keep e as Etiquetas 

Uma função que ajudará na sua organização são as etiquetas. Você consegue colocar uma etiqueta para cada nota, sendo mais fácil de achar o que você precisa.


Você pode criar livremente suas notas que todas elas ficarão na página inicial, mas na lateral esquerda terá no menu o nome de cada etiqueta criada. Ao clicar sobre alguma irão aparecer somente as notas que estão com essa etiqueta.




Para adicionar, ao criar uma nota você clica nos três pontinhos no rodapé da nota e depois em 'Adicionar marcador'.


Dessa forma você consegue organizar melhor suas notas, separando por categorias.


Crie checklists

Uma boa ferramenta para criar checklists das tarefas que precisam ser realizadas no seu dia a dia.


Novamente, clique nos três pontinhos do rodapé da nota e então clicar em 'Mostrar caixas de seleção' que automaticamente irá transformar sua nota em uma checklist.




Aqui estão algumas sugestões de uso:

  • Sequência de tarefas ou ajustes que precisam ser feitos
  • Listas de compras
  • Sites que você acessa com frequência
  • Ideias de tópicos para algum post


O Google Keep pode te lembrar de tarefas

Se você precisa fazer algo que não pode ser esquecido, use o Google Keep para anotar o lembrete e pedir para ser notificado.


Para isso você precisa estar com o aplicativo instalado no seu celular ou com ele aberto no seu computador.


Ao criar uma nota, você deve clicar no primeiro botão onde há um sininho. Depois você pode escolher um horário da lista que aparecer ou então selecionar manualmente.


Se quiser dar uma olhada em todos os lembretes, você pode clicar em ‘Lembretes’ na lateral esquerda.


Se você usa o Google Agenda, o seu lembrete irá sincronizar com o Keep automaticamente!


Outras funções interessantes

O Google Keep é uma ferramenta bem simples mas não deixa de ser funcional. Além da funções comentadas acima você tem outras funcionalidades, como:


Mudar a cor de cada nota: Para facilitar na visualização das notas, você pode alterar as cores de cada nota. Criar um padrão de cor para identificar notas por categorias. Visualmente, isso facilitará no momento de localizar uma informação.


No rodapé da nota basta clicar no botão representado por uma paleta de cores e selecionar a que você deseja. Se não quiser nenhuma, ela ficará com fundo branco.


Organizar suas notas: O padrão é que as notas fiquem por ordem de criação, mas você é livre para organizar como desejar. Para isso basta segurar e arrastar uma nota para colocar onde você deseja.


Adicionar imagens: Você também pode colocar uma imagem nas suas notas, basta clicar no quarto botão que é representado por um símbolo de imagem. O Google Keep salvará automaticamente suas imagens no Google Drive.


Fixar notas: Caso você tenha alguma nota que não queira perder no meio das outras, poderá fixá-las no topo. Basta passar o mouse sobre a nota e clicar no ícone da 'tachinha' - 'Fixar nota'.


Salvar links: Se quiser ler um texto ou ver um vídeo depois, você pode salvar o link diretamente nota. Uma referência do assunto será gerada na base e o link no corpo da nota.



Você pode instalar uma extensão do Google Keep no Chrome e salvar sites clicando diretamente no botão que irá criar no seu navegador.




Conclusão

Sempre que houver a oportunidade, iremos apresentar algumas dicas de bons aplicativos de produtividade que podem ajudar no dia a dia. Mas para que essas ferramentas cumpram com seus objetivos, é preciso que você crie o hábito de utilizar. Dessa forma sua produtividade irá aumentar e você conseguirá organizar suas tarefas.

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