blog

Covid-19 nos mostra o quão longe estamos da Transformação Digital

Focamos em Marketing Digital, mas deveríamos olhar para a Transformação Digital

O mundo vive uma quarentena imposta por um vírus que se propaga tão rapidamente quanto podemos imaginar. E é neste cenário que resolvo compartilhar meu pensamento.


Uma das estratégias que adotei neste período de isolamento social é a de pesquisar, interagir e observar o comportamento de membros em grupos com foco em empreendedorismo, principalmente na rede social Facebook. 


Minha conclusão, a dificuldade de se reinventar está batendo a porta de quase todos. Boa parte dos profissionais e pequenas empresas encontra dificuldades para lidar com este isolamento. Praticamente as estratégias de negócios estão sendo testes. 

Um cenário compreensível, vendo que nunca passamos por uma quarentena Global e nossa cultura empreendedora, na sua maioria, é de empreender na necessidade. 

E neste cenário tenho uma segunda visão, muitos profissionais e pequenas empresas deixam em segundo plano a inovação, a transformação digital dentro de seu negócio. Seja por falta de conhecimento ou por não compreender a importância. 

Quando falo em Transformação Digital não estou dizendo ações como posts em redes sociais, possuir um site ou blog ou criar campanha Ads. Digo: pensar no contexto do negócio, em como o cliente enxerga sua marca, em como sua empresa ou o profissional se apresenta, em como o relacionamento público-alvo e negócio é gerenciado.

Recentemente li um post que classifico como mais um desabafo. Um profissional com vasta experiência, pelo o que comenta, com passagem por grandes empresas e participação em grandes projetos. Longos anos de atuação no mercado. Apresentava suas dificuldades em manter seu trabalho home office. Descrevia a perda de seus trabalhos e seus clientes. Também citava sobre a concorrência desleal que surge neste período.

Lendo os comentários vi pessoas concordando com o seu desabafo e vi pessoas criticando o seu texto. Meu primeiro pensamento foi de concordar e entender sua posição, mas depois de alguns minutos também concordei com as críticas.

Concorrência, seja desleal ou não, teremos em qualquer área e situação. Nós, que trabalhamos por ‘conta’, que adotamos este modo de vida, que queremos empreender, temos que ter a consciência da importância de estar um passo à frente.

Normalmente nosso start profissional acontece em uma área específica, desenvolvendo um trabalho específico. Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, o cenário em nossa volta, os negócios e os clientes se transformam. E temos a obrigação de constante atualização, de acompanhar esta transformação.

A Transformação Digital de seu negócio não é apenas ter um site atualizado, um blog com conteúdo relevante ou criar campanhas no Facebook ou no Google, é o conjunto da obra! É entender como suas ações interagirão com seu cliente. Como seu cliente, usando ferramentas específicas, se aproximará da sua marca e como você venderá seu produto ou serviço.

Sairemos desta crise transformados, não sabemos o como, mas acredito que será para melhor!

Não pense apenas em Marketing Digital, pense em Transformação Digital!


Gestor de Tecnologia e Inovação
Painel de Empresas

Compartilhar:

Redes sociais:

by painel de empresas