blog

Como definir metas: Conheça o método SMART

Definir metas e saber avaliar se estão bem definidas é um dos requisitos fundamentais para atingir o objetivo

Meta, nada mais é, do que a forma que você escolhe de alcançar um objetivo. Ela está relacionada a meios e prazos determinados, e serve para guia-lo até o destino final.


É muito importante você ter uma boa noção deste conceito, pois é um passo fundamental para dar início ao Planejamento Estratégico da sua organização.


Neste texto você descobrirá a importância de escolher metas, como defini-las e o que é o método SMART.


Método SMART: A importância de definir metas

Empreender de modo aleatório, "esperando para ver o que acontece" é, sem dúvidas, algo extremamente arriscado. Por isso, o Planejamento Estratégico – e seu acompanhamento – é tão importante para as organizações. Porém, de nada serve um bom planejamento se não tivermos metas bem definidas para colocá-lo em prática.


Da mesma forma como os Indicadores de Desempenho servem como um guia para o atingimento de suas metas, elas também servem como um GPS guiando – o até o seu objetivo final.


Dessa forma, partindo da premissa da frase de Lewis Carroll: "Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve" – se você não sabe para onde quer ir, de fato, não chegará a lugar nenhum.


Portanto, para garantir o sucesso do seu negócio, é necessário definir os objetivos que a empresa pretende alcançar, estabelecendo as metas para definir o rumo a ser seguido.


O método SMART


O método SMART é uma ferramenta eficaz que auxilia na definição de metas claras e objetivas, visando avaliar se as metas definidas possuem os requisitos fundamentais para atingir o objetivo esperado. SMART é um acrônico que significa:



Agora que você já sabe o que é o método SMART e quais são suas características, vamos vê-las uma a uma.


S – Específico

Para obtermos sucesso na busca de nosso propósito, é necessário que as metas definidas estejam muito claras, evitando assim, interpretações equivocadas.


Dessa forma, é necessário que criemos metas específicas de acordo com os objetivos desejados. Portanto, nessa fase, é muito importante que tudo esteja claro, que as pessoas responsáveis sejam definidas entre outras questões que ajudarão nessa definição, como:

  • O que desejo alcançar?
  • Por que?
  • Quem são os responsáveis?
  • Onde esse objetivo leva meu negócio?
  • Quando isto será realizado?
  • Como será realizado?

M – Mensurável

Partindo do princípio de Peter Drucker, "se você não pode medir, não pode gerenciar", podemos afirmar que é muito importante que suas metas possam ser medidas. Para saber se o objetivo está sendo alcançado, é necessário poder mensurar seus resultados.


Podemos apresentar um exemplo simples, como o índice de combustível gasto em uma viagem. Você já parou para pensar em como seria se não pudesse controlar o que gasta de combustível durante o seu trajeto? Provavelmente acabaria parado no meio do caminho, em algum momento. Portanto, crie metas mensuráveis.


A – Atingível

Uma meta, para ser viável, precisa ser realista. De nada adianta você definir metas astronômicas, se não tiver a certeza de que pode alcança-las.


Porém, não significa que você não pode definir metas ousadas. Desafie-se. Mas certifique-se, de que elas são atingíveis.


R – Relevante

Uma meta precisa ser, também, relevante. Neste ponto, questione-se se o objetivo escolhido fará alguma diferença na sua vida ou na do seu negócio.


As metas são relevantes para a organização? O esforço será recompensado?


O ideal é que a meta esteja ligada à sua visão de vida, impactando de forma positiva, não só você, como as pessoas à sua volta.


T – Temporal

Ter um prazo é fundamental para o cumprimento das suas metas. O tempo limite é importante para evitar a procrastinação e despriorizar o seu objetivo.


Procure trabalhar com datas realistas, para evitar imprevistos ou frustrações que podem diminuir a qualidade dos seus processos.



Conclusão

O método SMART é um método simples e eficaz, fundamental para a definição de metas claras e objetivas.


Sabendo definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazos determinados, você aumenta as chances de sucesso do projeto, chegando mais perto de alcançar o objetivo proposto.




Fonte: Qualitin

Compartilhar:

Redes sociais:

by painel de empresas