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6 tipos de lançamento para o seu produto ou serviço

Ao lançar um produto ou serviço, as chances de a sua empresa ter melhores resultados de marketing e vendas aumentam.

Ao lançar um produto ou serviço, as chances de a sua empresa ter melhores resultados de marketing e vendas aumentam. Este post apresentará os seis principais tipos de lançamento apontados pelo Programa Fórmula de Lançamento, um método de vendas construído para trazer mais clientes a partir de um processo estruturado de lançamento.



O que é a Fórmula de Lançamento?

Fórmula de Lançamento é um programa que possibilita o desenvolvimento de técnicas de marketing e vendas ligadas ao lançamento de produtos e serviços.


Esse processo foi originalmente desenvolvido por Jeff Walker nos Estados Unidos. No Brasil, ele se tornou conhecido por meio de Erico Rocha, que adaptou a metodologia para o mercado brasileiro e todos os interessados em desenvolver lançamentos online.


Por isso, a Fórmula é aplicada em lançamentos de produtos digitais ou infoprodutos. Para que ela ocorra de forma eficiente, é necessário aplicar técnicas de marketing e vendas.


Como funciona a Fórmula de Lançamento

Quando a Fórmula de Lançamento surgiu, sua estrutura era muito simples, pois funcionava em ciclos que tinham início no relacionamento, passavam pelo conteúdo, chegavam à oferta e terminavam no feedback.


De lá para cá, a Fórmula passou por diversas mudanças, mas manteve a base no relacionamento para gerar vendas e assim tem sido aplicada para trazer resultados a todos que a adotam em suas estratégias.



Apesar do Programa Fórmula de Lançamentos ter sido idealizado para lançamento de produtos e serviços no universo online, é possível adaptar e usar o mesmo conceito para produtos e serviços no universo físico. Exemplo, lançamento de um empreendimento imobiliário.



Quais são os 6 tipos de lançamentos de produtos?

Vejamos agora quais são os principais tipos de lançamento abordados na Fórmula.


1. Lançamento interno

Esse é um dos tipos de lançamento mais eficazes. Porém, ele requer um esforço maior para ser posto em prática, pois exige estratégias muito bem desenvolvidas que envolvam o uso de variados tipos de mídia, incluindo vídeos.


Como o próprio nome já diz, esse é um lançamento voltado à sua própria base de contatos. Por isso, as chances de faturamento são maiores, já que o público atingido conhece a sua marca e as suas ofertas.


O uso de vídeos é eficiente justamente porque seus leads podem compartilhá-los com os amigos, os quais também poderão aderir ao lançamento.


Por este motivo é importante ter a consciência de sempre manter uma base organizada de relacionamento com seu cliente - CRM.


2. Lançamento externo

O lançamento externo ocorre depois que o interno é colocado em prática. Ele ajuda a construir parcerias, além de ser uma forma eficiente de criar listas de contatos a partir da imagem que a sua empresa tem.


Porém, é preciso cuidado ao fazer esse tipo de lançamento, pois ele deve ser executado de forma estratégica e em conjunto com o interno. Seu retorno financeiro pode ser mais alto, mas também requer um investimento maior.


3. Lançamento relâmpago

O lançamento relâmpago tem a duração de 4 a 7 dias e pode ser feito, por exemplo, via e-mail marketing. Caso você ainda não tenha uma lista de leads, pode usar a sua base de clientes.


A proposta desse lançamento é criar e oferecer uma oferta única em um curto espaço de tempo. Por isso, uma das formas de fazer com que as pessoas comprem mais nesse tipo de lançamento é adicionar benefícios à sua oferta, por exemplo:

  • "Compre no dia do lançamento e receba um bônus exclusivo!"
  • "Compre no dia do lançamento e ganhe dois produtos inteiramente grátis!"

4. Lançamento semente

O lançamento semente é um dos mais simples e baratos, razão pela qual ele costuma ser executado por aqueles que ainda não têm muita experiência, expertise ou mesmo um produto.


Sim, é isso mesmo! O principal diferencial desse tipo de lançamento é que você consegue fazê-lo sem ter um produto pronto.


A estratégia se baseia em atrair pessoas interessadas em um determinado assunto e fazer com que elas exponham seus problemas e desejos para que, assim, você crie um produto ou serviço com essas características.


5. Lançamento de afiliado

Esse tipo de lançamento é semelhante ao relâmpago, mas, em vez de oferecer os seus serviços, são oferecidos produtos de terceiros, característica principal do marketing de afiliados.


A base desse lançamento é a criação e oferecimento de um produto ou serviço por tempo limitado. Para isso, o afiliado pode:


  • oferecer outros produtos e serviços incluídos no lançamento;
  • ofertar bônus exclusivos de sua parte ou do dono do produto;
  • fazer um preço promocional que pode ser aproveitado durante o período de lançamento.

6. Lançamento perpétuo

Consiste na repetição de um lançamento anterior para novas pessoas que passaram a fazer parte da sua lista de contatos.


Portanto, sua principal vantagem, além da economia de tempo, é a possibilidade de automatizar o lançamento para todas as pessoas que entrarem na sua lista de contatos.


Para fazer um lançamento perpétuo de sucesso, é fundamental ter feito um lançamento interno de sucesso anteriormente, com um bom fluxo de leads e asferramentas de automação de marketing necessárias.




Quais técnicas podem ser aplicadas aos diferentes tipos de lançamento de produtos?

Agora que você já conhece os tipos de lançamentos, confira como você pode aplicá-los.


Lista de e-mails

Essa é uma das maneiras mais comuns de colocar a fórmula em prática — ressaltamos a importância de não comprar listas, pois é necessário ter permissão dos usuários para enviar os seus conteúdos.


Para levantar essa lista, é preciso contar com uma landing page (página de venda ou conversão) que ofereça algo em troca dos contatos do lead. E-books, infográficos e planilhas funcionam muito bem nesse tipo de ação.


Gatilhos mentais

Uma das técnicas aplicadas pela fórmula e que funcionam muito bem são os gatilhos mentais. Afinal, eles atribuem a você a autoridade necessária para fazer o público se interessar pela sua opinião.


Além disso, os gatilhos também trabalham a reciprocidade, pois, se você oferece valor ao seu público, ele sente necessidade de dar algo em troca.


Quando as pessoas sabem que algo está por vir, elas ficam ansiosas pela chegada desse dia — esse é o gatilho da antecipação.


Outro é a prova social, que recorre a depoimentos de clientes e cases de sucesso para trazer ainda mais credibilidade à sua oferta.



Lançamento

Uma vez que o lançamento é feito, observe a reação do seu público e faça uma oferta exclusiva por tempo limitado, idealmente variando de 24 horas até 7 dias.


O objetivo nesse começo de lançamento é gerar um senso de urgência no público. Portanto, monitore o andamento dele do início ao fim para se certificar de que tudo está dando certo. E, para isso é fundamental construir a confiança do seu público e também oferecer um produto ou serviço de qualidade.




Fonte: RockContent

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