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6 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site ou perfil social

Ser encontrado de forma gratuita por meio de palavras-chave específicas relacionadas ao seu produto ou serviço é uma ótima estratégia para quem pretende economizar

Ser encontrado de forma gratuita por meio de palavras-chave específicas relacionadas ao seu produto ou serviço é uma ótima estratégia para quem pretende economizar ou focar seus investimentos em outros setores que não sejam os anúncios.


O tráfego orgânico são aquelas pessoas que chegam até você de forma gratuita, seja por uma pesquisa no Google ou por um compartilhamento nas redes sociais.


Os sites que se encontram nos primeiros lugares nas páginas de pesquisas são considerados relevantes, possivelmente recebem muito tráfego orgânico e/ou são considerados autoridades no nicho em que trabalham. A mesma lógica funciona para os perfis sociais, quanto mais tráfego e diferenciado o perfil, mais relevante se torna.


Para alcançar esses primeiros lugares, existem algumas estratégias e ferramentas que podem te auxiliar. Conhecê-las e utilizar um bom conjunto de técnicas podem ajudar neste rankeamento.



1. Hashtags ou Palavras-chave

O primeiro passo dentro do conjunto de estratégias para conseguir tráfego orgânico é conhecer o seu público.


Quanto mais você conhece o seu público-alvo, maiores são as chances de você entregar exatamente aquilo que ele espera de você.


É importante conhecer quais as dores dos seus clientes e como você pode ajudar a saná-las, para então criar uma oferta.


Além disso, conhecendo o seu público-alvo você saberá o tipo de comunicação é esperado e, consequentemente, saberá as palavras-chave que deve utilizar para ser encontrado.


Vale ressaltar que ter uma boa estratégia de palavras-chave é essencial para fazer uma correta otimização do seu site ou do seu perfil social.


2. SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca)

Falando em palavras-chave, entramos no assunto otimização de sites, mais conhecido como SEO.


Através dessa técnica você consegue otimizar seu site de modo que o Google entenda que o seu conteúdo é relevante. O SEO é considerado uma das principais, se não a principal, estratégia para colocar sua página no topo da SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados) do Google.


Search Engine Optimization utiliza um conjunto de técnicas, consideradas bem completas, pois foca tanto dentro da própria página como também em estratégias fora dela.


Nas estratégias On Page você encontrará a otimização das palavras-chave, conteúdo relevante, design responsivo (acesso em desktop ou mobile), bom carregamento das páginas, entre outras.


Já nas estratégias Off Page, técnicas como link building (links em outros sites), guest post (texto de convidados) e parceria com autoridades poderão ser utilizadas.


3. Marketing de Conteúdo

Não adianta saber qual seu público e realizar uma boa técnica de SEO se o as pessoas que entrarem no seu site não permanecerem nem por um minuto.


O Google quer que seus leitores encontrem conteúdo interessante e que agregue valor, por essa razão, é necessário que as as pessoas permaneçam por algum tempo com sua página aberta e interagindo com ela para que o algoritmo compreenda que o que você oferece é interessante.


Além disso, mesmo quando você utiliza Guest Post para direcionar links para o seu site, é importante que o conteúdo desse artigo seja de valor e esteja bem contextualizado.


Portanto, compreenda que o marketing de conteúdo e a otimização dos sites trabalham em conjunto, para funcionar corretamente um precisa do outro.


4. Utilize redes sociais

Não apenas com ferramentas do Google você pode aumentar o tráfego orgânico do seu site, mas também com estratégias em redes sociais que levem o público para fora delas, no caso, o seu site.


As redes sociais são ótimas para ganhar credibilidade, aumentar seu alcance e levar pessoas para o seu site. Para isso, basta ter boas estratégias de marketing digital e gerar bastante engajamento. Pessoas engajadas normalmente são aquelas que confiam no seu trabalho e por isso compram ou consomem o que você tem a oferecer.


5. Mantenha frequência nas postagens

Ainda dentro das redes sociais, ou até mesmo no Youtube (que também pode ser uma ótima ferramenta para te auxiliar no processo de obtenção de tráfego orgânico) é necessário manter uma boa frequência nas postagens para que as pessoas estejam constantemente lembrando de você.


Além disso, quando você mantém essa frequência, o algoritmo começa a entregar mais os seus conteúdos, e isso melhora caso você consiga gerar ações dentro de cada postagem.


6. E-mail Marketing

O uso do e-mail marketing é subestimado por muitos!


Quando se possui uma base de leads confiável, criar uma rotina de envio de e-mail com informações relevantes ao seu público é uma estratégia muito valiosa e que permite direcionar não apenas seus leads ao conteúdo compartilhado, mas permite que seu leads compartilhem o e-mail recebido com seu catálogo de endereço.

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